Apesar de amar a cultura japonesa desde criança, demorei para saber diferenciar os gêneros. Assim como temos em nossos livros e adaptações os gêneros como romance, chick-lit, new adult, young adult e por aí vai, com os animes e mangás não é tão diferente.

Por isso, na matéria de hoje, quero explicar a diferença entre Shounen, Shoujo, Seinen e Josei para você saber exatamente o que esperar ao começar um novo anime ou mangá.

Shounen

O gênero Shounen é o de maior sucesso no Japão e, em muitas traduções, vemos que “shounen” significa “menino”. Logo, já sabemos que é um gênero é focado para o público masculino, normalmente dos 8 aos 18 anos.
No entanto, mesmo que o público-alvo sejam os garotos, nada impede que muitas meninas se interessem pelo gênero, já que a maioria das histórias tratam de temas como superação, desafios, lutas e conquistas.
Também vale ressaltar que alguns mostram relações amorosas (o que garante diversos shipps hehe), só não é o foco principal da história.

Exemplos de shounen:

Naruto, Dragon Ball, One Piece, Saint Seiya, Yu Yu Hakusho, Shaman King, Inuyasha entre outros.

Shoujo

Assim como “shounen” se traduz para “menino”, a palavra “shoujo” significa “menina”. Neste caso, são mangás e animes direcionadas para o público feminino, com histórias mais voltadas para o romance, o primeiro amor, vida escolar e por aí vai.
No gênero shoujo é normal termos garotas como protagonistas, sendo mais fácil de gerar identificação com o público-alvo.
Porém, não se engane achando que o shoujo é somente aquele romance romântica! Assim como o shounen, o shoujo pode ter ação, aventura, comédia, fantasia e etc.

Exemplos de shoujo:

Sailor Moon, Sakura Card Captors, Akatsuki no Yona, Kaichō wa Maid-sama!, Kamisama Hajimemashita, Kimi ni Todoke, Ao Haru Ride, entre outros.

Inclusive, você pode conferir meus animes shoujo favoritos aqui.

Seinen

Quando falamos do gênero seinen, normalmente é esperado encontrar assuntos mais pesados como tema. Alguns exemplos de assuntos abordados são: violência doméstica e doenças psicológicas.

Por isso, é um gênero aconselhado para maiores de 18 anos, já que podem conter cenas eróticas, violentas e sangrentas.

Exemplos de seinen:

Baccano, Darker than Black, Death Parade, Fate/Zero e Steins;Gate.

Josei

Na tradução, “josei” significa “sexo feminino” e, assim como o shoujo, é direcionado para o público feminino.
No entanto, enquanto o shoujo costuma focar em meninas, o josei fala mais sobre a vida de mulheres adultas. Isso porque os temas costumam abordar relacionamentos mais maduros, romances da vida real, relações familiares e entre amigos.
Em geral, são histórias mais realistas e com dilemas mais adultos.

Exemplos de josei:

Chihayafuru, Nodame Cantabile, Hataraki Man, Usagi Drop, e mais.
E aí, me contem, gostam de animes e/ou mangás? Sabiam a diferença entre Shounen, Shoujo, Seinen e Josei?

4 thoughts on “Shounen, Shoujo, Seinen e Josei: qual a diferença?

Deixe uma resposta