Não sei vocês, mas eu sou viciada em animes desde criança e estou sempre buscando boas recomendações de shoujo, já que é o meu gênero favorito.

Em primeiro lugar, para quem não conhece o termo “shoujo”, vou explicar o que significa:

Shoujo

No japonês, a palavra “shoujo” significa “menina”. Por isso, o gênero deste tipo de anime ou mangá é direcionado para para o público feminino, com histórias mais voltadas ao romance. Mas, não se engane, nem sempre um shoujo tem só romance. Ele também pode ter ação, aventura, comédia, fantasia e etc.

Além disso, vale a pena comentar que é comum termos protagonistas garotas, por ser mais fácil de gerar identificação com o público-alvo.

Dicas de Shoujo

Kaichou wa Maid-sama!

Em Kaichou wa Maid-sama! vamos conhecer a estudante Misaki Ayuzawa, a Presidente do conselho estudantil e primeira garota a alcançar tal posição, pois o Colégio Seika antigamente era apenas para garotos.

Com sua postura rígida em relação ao comportamento dos garotos, Misaki é temida e chamada de “Presidente demônio” e todos tem medo de não cumprir suas ordens.

No entanto, apesar da aparência de durona, Misaki trabalha em segredo em um Maid Café para ajudar a família financeiramente. Tudo munda quando Usui Takumi, o garoto mais popular da escola, descobre seu segredo e decide se tornar um frequentador constante do café.

 

Kamisama Hajimemashita

Esse hino de anime conta a história da estudante Momozono Nanami que, após ser deixada para trás pelo pai com milhares de dívidas, se vê sem ter onde morar. É quando ela conhece um misterioso homem na rua chamado Mikage e ele lhe dá sua casa em agradecimento por ela o ter ajudado.

Porém, a casa de Mikage é um santuário antigo e Nanami descobre que Mikage também lhe deu mais do que apenas sua moradia, mas também o selo de Deus. Agora, sua missão será cuidar do templo e conviver com os moradores dele, incluindo Tomoe, um homem-raposa que repudia humanos.

https://www.youtube.com/watch?v=DpYAVfUnjyY

 

Akatsuki no Yona

A princesa Yona não tem nada com o que se preocupar, pois vive uma vida luxuosa e confortável no palácio ao lado do pai. No entanto, tudo muda quando o homem por quem ela é apaixonada assassina o rei na frente dela. Assim Soo-won começa sua ascensão ao trono, Yona não tem outra opção além de fugir com Son Hak, seu guarda costas e amigo de infância,  para sobreviver.

No entanto, durante essa nova jornada, Yona irá descobrir que não era somente uma princesa, mas também a reencarnação do antigo Rei Hiryuu, um homem conhecido por ser protegido pelos quatro dragões lendários.

 

Akagami no Shirayuki-hime

Shirayuki é uma garota que nasceu com um lindo cabelo vermelho como maçã e, por ser algo raro, o Príncipe Raj decide que desejá-la torná-la sua concubina. Sem ter para onde ir, a garota corta seus cabelos e foge para um país vizinho.

Na floresta, ela acaba conhecendo um jovem chamado Zen e descobre que ele não é apenas um homem qualquer, mas, sim, um príncipe disposto a ajudá-la.

 

Clannad

A história de Clannad se baseia em Tomoya Okazaki, um estudante do terceiro ano do colegial com fama de delinquente. Mas, tudo muda quando ele conhece Nagisa Furukawa, uma garota gentil e um ano mais velha que ele, que, por ter tido problemas de saúde no ano anterior, precisa repetir o ano escolar. Juntos, eles irão reabrir o clube de teatro da escola e descobrir o que é o amor.

Diferente dos outros animes shoujo, Clannad tem um personagem principal masculino.

 

Shigatsu wa Kimi no Uso

Kousei Arima é um pianista-prodígio que, após a morte de sua mãe, teve um colapso mental que o fez deixar de ouvir a música que tocava, mesmo tendo a audição perfeita. Tudo muda quando ele conhece a violinista excêntrica e divertida Kaori Miyazono, que ajuda Kousei a voltar ao mundo da música e mostra que a melodia é para ser sentida e não reproduzida.

 

Soredemo Sekai wa Utsukushii

Nike é a quarta princesa do Ducado da Chuva e tem o poder de criar chuva. Sua mão é prometida ao Rei do Sol, Livius, o homem que dominou o mundo somente três anos após sua coroação. O que Nike não esperava era que Livius era apenas um garoto.
 
Esse anime é um pouco delicado, pois Livius é praticamente uma criança, porém, ao acompanhar a história, vemos que o Rei do Sol é mais maduro do que sua idade aparenta, já que precisou crescer e assumir o trono muito cedo. O romance também vai se desenvolvendo de uma maneira muito bonita e aconselho a darem uma chance.

 

Kimi ni Todoke

Sawako Kuronuma, também conhecida como Sadako por sua semelhança com o personagem de um filme, sempre foi temida e incompreendida por causa de sua aparência. Alguns alunos criaram boatos na escola dizendo que ela é capaz de ver fantasmas e amaldiçoar pessoas. Porém, na verdade, ela é uma garota gentil e tímida, que só quer fazer amigos e ser admirada pelos outros. Seu sonho começa a se tornar realidade quando Kazehaya, um garoto popular, começa a falar com ela.

 

Toradora!

Ryūji Takasu é um garoto gentil, mas todos dizem que seus olhos o fazem parecer um delinquente intimidador. Por conta disso, Ryūji não tem esperanças de namorar tão cedo, principalmente com Minori Kushieda, por quem é apaixonado.

No primeiro dia do segundo ano do ensino médio, Ryūji esbarra acidentalmente em Taiga Aisaka, conhecida como = “tigresa de bolso” por sua personalidade explosiva e altura baixa. Taiga é amiga de Minori e vem de uma família rica, porém, decide sair de casa por questões familiares e acaba se tornando vizinha de Ryūji. Com o tempo, eles se tornam amigos e enxergam coisas um no outro que mais ninguém vê.

 

ReLIFE

ReLIFE conta a história de Kaizaki Arata, um homem de 27 anos desempregado que recebe uma proposta de emprego, porém, para isso, ele precisará se tornar uma cobaia de testes para uma empresa chamada ReLife.

O experimento consiste em rejuvenescer a cobaia em 10 anos para que possa reviver um ano do ensino médio e passar por novas experiências, a fim de, no processo, corrigir o que aconteceu de errado na vida da pessoa. Com isso, Arata toma uma pílula e volta a ter 17 anos novamente e é enviado para a escola como um estudante. O experimento possui 2 regras básicas:

  • Se algum aluno ou alguma pessoa que conviva com a cobaia acabar descobrindo sobre o experimento, ele será encerrado na hora e as memórias da cobaia serão apagadas, bem como a cobaia não garantirá o seu emprego;
  • Após o experimento, todas as pessoas com quem a cobaia conviveu durante o ano de experimento terão suas memórias apagadas.

Mas, o que fazer quando ele se apaixona por Chizuru Hishiro?

Vocês gostam de anime? Já assistiram algum desses shoujo? 😄

Além disso, para quem não conhece, o site MyAnimeList é ótimo para organizar os animes e mangás que você já assistiu ou leu.

One thought on “Os 10 melhores animes shoujo que você precisa conhecer

Comentários não permitidos.