Você já deve ter ouvido a palavra Crowdfunding pelo mercado literário. Ou talvez a conheça por Financiamento Coletivo.

Mas você sabe o que é e como funciona? Caso não, chega mais!

O que é o Crowdfunding

Crowdfunding nada mais é do que uma ação para arrecadar fundos para algum objetivo, como o lançamento de um livro ou para alguma causa social, por exemplo.

Como funciona

O primeiro passo é criar uma campanha em alguma plataforma de financiamento coletivo, como o Catarse e Kickante. Depois da campanha criada, basta divulgar em suas redes sociais, com amigos e familiares para que as pessoas comecem a engajar com o seu projeto e ajudar financeiramente para que ele saia do papel.

O importante é que sua campanha seja chamativa e bem descritiva. Explique com o máximo de detalhes possíveis a finalidade dela e como o dinheiro arrecadado será usado.

Não deixe também de analisar as taxas de cada plataforma para ver qual valerá mais a pena para o seu projeto.

Esses investidores podem ou não ganhar algo a partir disso. Por exemplo, para lançar uma obra, você pode utilizar o crowfunding como um meio de pré-lançamento, onde os investidores compram pelo livro adiantado enquanto a obra passa pelos processos de revisão, capa, diagramação e afins. Ao final da campanha, o investidor irá receber o livro em casa.

Mas receber algo pelo financiamento não é para todos os casos. Para causas sociais, como ajudar com as contas de algum bichinho que necessita de uma operação, normalmente as pessoas contribuem sem esperar nada em troca.

Inclusive, para quem não sabe, o meu livro De Repente Nós Dois se tornou físico graças ao financiamento coletivo que fiz pela plataforma do Kickante e posso dizer que foi uma ótima experiência!

E vocês, já fizeram alguma campanha de Crowdfunding?

3 thoughts on “Crowdfunding: o que é e como funciona?

Deixe uma resposta