Para quem acompanha o mercado literário, lançamentos e redes sociais focadas em livros, com certeza já viu algumas dicas de antologias e coletâneas, mas, se você não sabe as diferenças entre as duas, não se preocupe, pois vou te explicar agora.

A verdade é que ambas têm algumas características muito similares e, por isso, é fácil de nos confundirmos. Até mesmo o mercado editorial, através dos anos, acabou deixando as diferenças de lado por serem tão sutis.

Porém, cada uma tem as suas particularidades e é o que vamos ver por aqui. Vem comigo 😊

Antologia

As antologias reúnem contos ou textos que não são inéditos, ou seja, são coletados de outras publicações de autores consagrados. Resumidamente, toda antologia é também uma coletânea, mas nem toda coletânea é uma antologia.

Coletânea

A coletânea, como o próprio nome já diz, é uma coleção de contos que podem ser reunidos por tema ou autor, por exemplo. Os contos podem ou não ser inéditos também. Ou seja, se você pretende escrever um livro de contos, seja sozinho ou com outros autores, o ideal é chamá-lo de coletânea.

Dica de coletânea

Se curte contos mais hots, então vou deixar a indicação de Casos e (não tão) Acasos 🔥

Sinopse: Quatro casais. Quatro contos. Um segredo.
Casos e (não tão) Acasos vai mostrar que relações podem ser intensas, divertidas e sensuais. Às vezes, tudo ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas de contos na Amazon

Já conheciam as diferenças entre antologia e coletânea? E, por acaso, já leram algum desses contos? 

2 thoughts on “Antologia e Coletânea: qual a diferença?

Deixe uma resposta