Geralmente, os romances espíritas abordam temas como mediunidade, vidas passadas, conhecimento da lei divina, influência dos espíritos, entre outros. As histórias costumam ser verídicas e estão sempre ligadas ao espiritismo, podendo ser de forma dominante ou apenas como um pano de fundo.

Vale lembrar também que é muito comum que livros espíritas sejam psicografados. A psicografia no Espiritismo, é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos.

Se você está procurando indicações de romances espíritas, não deixe de conferir essas dicas:

Treze almas

dicas de romances espíritas

Sinopse Treze almas:

O incêndio do Edifício Joelma, ocorrido em São Paulo em 1974, ainda causa comoção. Um dos enigmas que rondam esta tragédia até os dias de hoje é que treze pessoas, das centenas que morreram, foram encontradas carbonizadas em um dos elevadores do prédio e jamais foram identificadas. Esses corpos foram enterrados no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, e desde então os treze túmulos viraram local de peregrinação e pedidos de toda sorte: curar uma doença, melhorar a vida afetiva, arrumar um emprego, adquirir a casa própria, reencontrar o carro roubado…

Foram tantos os pedidos e tantos os atendidos que o local se transformou em um símbolo de esperança, conforto e fé. Anos depois, ao lado desses túmulos, construiu-se uma capela para oração, meditação, reflexão e agradecimento. Este romance conta a história de uma das treze almas.

Por que ela foi enterrada e seu corpo não foi reclamado até hoje? Ela ainda está lá? Os outros doze também estão ali? Os pedidos são realmente atendidos? Como funciona esse trabalho entre o mundo astral e o mundo material? Mergulhe neste fascinante relato de vida, conheça as respostas, entenda como os milagres acontecem e desvende o mistério das treze almas.

O matuto

dicas de romances espíritas

Sinopse O matuto:

Um matuto que não sabia ler nem escrever, herdeiro de enorme fortuna, parecia ser uma presa fácil para um advogado que planejava ludibriá-lo e para o tio do rapaz, que, julgando-o morto, pretendia ficar com sua herança. Os fatos, porém, surpreendem a ambos. Este romance de agradável e proveitosa leitura nos faz meditar e compreender mais as lutas da vida, encorajando-nos a manter a confiança na grande bondade e inteligência de Deus.

Violetas na janela

dicas de romances espíritas

Sinopse Violetas na janela:

Patrícia desencarnou aos dezenove anos. No mundo dos espíritos, recorda que despertou tranquilamente no plano espiritual, sentindo-se entre amigos. Feliz com a acolhida, adaptou-se à nova vida auxiliada por espíritos benfeitores que a receberam na Colônia São Sebastião. Em Violetas na janela, Patrícia explica o que é a desencarnação. Descreve as belezas do plano espiritual, onde não faltam trabalho, estudo e diversão.

No início, estava cheia de dúvidas… Do que se alimentaria? O que vestiria? Sentiria as mesmas necessidades? Enfrentaria o calor, o frio? Aos poucos, tudo se esclareceu ao conviver com outros jovens desencarnados. Conheça o outro lado da vida: entenda como devemos proceder diante da morte de um ente querido – o que fazer para superar a separação e confortar aquele que partiu. Patrícia exemplifica a lição, relembrando a inesquecível ajuda que recebeu de familiares espíritas.

O poder da vida

dicas de romances espíritas

Sinopse O poder da vida:

Ao longo de minha vida, tive contato com muitas pessoas e, consequentemente, com muitas histórias, que vinham até mim por meio de cartas, e-mails, ligações telefônicas realizadas para meu extinto programa na Rádio Mundial e por meio de conversas informais.

A cada história com que tinha contato, a cada pergunta que me era feita sobre os mistérios que cercam nossa existência, tive a oportunidade de refletir sobre essa experiência poderosa que é viver. A cada resposta que encontrava para as questões que eram feitas a mim, eu também encontrava respostas para minhas perguntas, e nessa troca com o outro aprendi mais do que ensinei.

Tendo isso em mente, decidi dividir com vocês, leitores que me acompanham há tantos anos, algumas lições que me ensinaram a descobrir o verdadeiro poder da vida.

Um novo recomeço

dicas de romances espíritas

Sinopse Um novo recomeço:

Autoritário e dominador, Nelson conduzia a empresa e a família sem problemas, até que o pior aconteceu. Depois de uma discussão, ele sentiu-se mal, adormeceu e acordou em sua casa, mas com tudo diferente. Aos poucos, entendeu que seu corpo físico havia morrido, mas ele continuava vivo. Ficou vagando pelo seu ex-lar, teve surpresas e decepções.

De repente, apareceu André, um espírito que também vagava, e o ex-empresário passou a receber informações importantes. Assim, Nelson foi auxiliado por pessoas gratas, que ele jamais poderia imaginar que estivessem orando por ele, e partiu para uma colônia espiritual. Lá, ele vai estudar, trabalhar e se modificar para uma nova etapa em sua evolução.

Deixe-me partir

dicas de livros espíritas

Sinopse Deixe-me partir:

Uma das situações mais difíceis pelas quais passamos é a inevitável separação de um ente querido para o outro lado da vida. O objetivo deste livro é justamente dar subsídios àqueles que estão passando por tal situação, entender e administrar melhor esse momento tão doloroso. Separado por tópicos, de maneira didática, esclarece as diversas fases do luto. Enfim, um bálsamo tanto para aqueles que tenham “perdido” alguém querido quanto aos que apenas querem se aprofundar mais no assunto.

Me conta, vocês costumam ler romances espíritas? Qual é o seu favorito?