Os livros da Sarah J. Maas são sempre uma referência quando falamos sobre fantasia. Seus mundos fantásticos já conquistaram milhares de leitores pelo mundo e Trono de Vidro, sem dúvida, é uma das séries mais incríveis e épicas já escritas.

Mas sei também que muitas pessoas ficam na dúvida quanto a ordem de leitura da série Trono de Vidro, então vem comigo:

0.5 – A lâmina da assassina: Histórias de Trono de Vidro

Sinopse:

Em A lâmina da Assassina, historias de Trono de Vidro, conhecemos Celaena, sua fama ultrapassa os muros de Forte da Fenda, mais brilhante que as torres do castelo de vidro, onde o usurpador governa com mão de ferro o destino de todos em Erilea.

Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Seu caminho rumo à fama estava escrito nas estrelas, sob a bênção da constelação do cervo branco, o Senhor do Norte, o mítico espírito de Terrasen. Não à toa Celaena Sardothien é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras. Assim como também o é seu estranho código de honra. Seu aguçado senso de justiça. Única, ela foi criada nas sarjetas. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei?

Disputada pelo capitão da guarda real e pelo próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor.

Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda a sua tripulação; o encontro com uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários – o próprio coração.

O livro se desenvolve através de cinco histórias, que fluem diretamente uma para a outra e, juntas, contam a história dos eventos que levaram Celaena até onde ela está no começo de Trono de Vidro.

1 – Trono de Vidro

série trono de vidro

Sinopse:

A magia há muito abandonou Adarlan. Um perverso rei governa, punindo impiedosamente as minorias rebeldes. Aos 18 anos uma prisioneira está cumprindo sua sentença. Ela é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças, a sentença de morte é iminente, mas a jovem recebe uma proposta inesperada: representar o príncipe em uma competição com lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Mas ela não diz sim apenas para matar, seu foco é obter sua liberdade de volta.

Se derrotar os 23 assassinos, ladrões e soldados, será a campeã do rei e estará livre depois de servi-lo por alguns anos. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, e ela está disposta a tudo. Seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la, o capitão da guarda fará tudo para protegê-la.

E uma princesa de terras distantes se tornará algo que Celaena jamais pensou ter novamente: uma amiga. Mas algo maligno habita o castelo – e está ali para matar. Quando os demais competidores começam a morrer, um a um e de maneira terrível, Celaena se vê mais uma vez envolvida em uma batalha pela sobrevivência e inicia uma jornada desesperada para desvendar a origem daquele mal antes que ele destrua o mundo dela. E sua única chance de ser livre.

2 – Trono de vidro: Coroa da meia-noite 

Sinopse:

Celaena Sardothien é a nova campeã do rei. Depois de vencer a brutal competição que a livrou da escravidão das Minas de Sal de Endovier, ela se tornou a assassina real.

Coroa da meia-noite é o segundo volume da série Trono de Vidro, onde acompanhamos a guerreira Celaena em busca do que mais deseja: sua liberdade. Agora, a protagonista tem como obrigação é atravessar terra e mar em busca de inimigos do rei e fazer cumprir sua vontade. Como recompensa, recebe conforto, horas e mais horas de fartos banquetes, conselhos dados pela doce Nehemia e uma enorme quantia que lhe permite comprar luxuosos vestidos e muitos livros.

Embora tenha uma queda por luxos e vestidos bonitos, Celaena se apresenta como uma liderança forte e confiante, disposta a sacrificar tudo pela pessoa que ama, mas sem deixar que esse amor a defina de forma alguma. Pois sua lealdade está longe de pertencer ao trono de vidro. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra os misteriosos planos do rei, e a assassina é encarregada de cuidar dos traidores. Quando descobre que sua próxima missão é matar um velho amigo, Celaena se vê em meio a uma perigosa trama de mentiras e traições tecida ao redor da coroa.

Para um reino onde há muito a magia foi extinta, Adarlan se revela um túmulo de segredos e mistérios, trancafiados atrás de cada porta, codificados nas páginas dos livros. Enquanto Celaena tenta decifrar todos os enigmas e conviver com a eterna disputa entre seus protetores, o príncipe Dorian e o capitão Westfall, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino. Os muitos segredos enterrados sob o castelo de vidro começam a vir à tona, e Celaena mais do que nunca quer descobrir a verdade para fazer justiça.

3 – Trono de Vidro: Herdeira do fogo

Sinopse:

No terceiro livro da saga, Herdeira do fogo, Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. Chegou a hora de abraçar sua verdadeira herança e reivindicar a coroa de Terrasen. Agora é a vez do suor e das lágrimas, do sangue e do sacrifício. A justiça mais uma vez ocupará o trono do cervo branco, o Senhor do Norte.

Presa ao juramento de sangue feito a Nehemia, Celaena procura a rainha feérica Maeve para aprender os segredos da própria magia. Enquanto treina com Rowan, um príncipe que leva a jovem aos limites da exaustão física e emocional. Mas infelizmente não há tempo para ceder às suas inseguranças, a hora para dúvidas é passada, pois Celaena descobre que uma batalha de proporções épicas se avizinha. Uma que pode escravizar a terra.

Em Forte da Fenda, o príncipe Dorian também tenta entender a magia, com o auxílio da curandeira Sorscha, que rapidamente se torna mais que amiga. Mas ela também guarda um segredo, que pode colocar o príncipe herdeiro em grave perigo. E ele não pode contar com o amigo Chaol, ocupado em descobrir mais sobre os rebeldes e o Lobo do Norte, Aedion, primo de Celaena.

Nas distantes montanhas Canino Branco, as bruxas do clã Dentes de Ferro treinam enormes serpentes aladas para os exércitos do rei. Em meio a esse cenário, Celaena se equilibra entre os vivos e os mortos, humanos e feéricos, enquanto seu mundo caminha para a guerra. Agora, a vitória depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.

4 – Trono de vidro: Rainha das sombras

Sinopse:

Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth – a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado.

A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, o general do Norte… um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia.

Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada.

5 – Trono de Vidro: Império de Tempestades

Sinopse:

Por séculos os Galathynius reinaram em Terrasen. No quinto livro da série Trono de Vidro, Império de tempestades, Aelin voltará a seu trono de direito!

Pelo Cervo, Senhor do Norte, ela será coroada. Mas o caminho até a coroa é longo e sinuoso. Lealdades serão corrompidas e laços, desfeitos; amigos serão perdidos e conquistados… e alianças inesperadas podem pender a balança na luta contra o Rei Sombrio. Com o coração preso ao príncipe feérico a seu lado, e a vida e o poder jurados ao povo que está determinada a salvar, a antiga assassina mergulhará no poço da própria magia, afim de proteger os seus.

Para honrar a coroa de fogo sobre sua cabeça, Aelin colocará a própria segurança em risco. Mas conforme monstros surgem de pesadelos do passado, do interior nefasto de Morath preparados a clamar o mundo, a única salvação está numa estranha relíquia, enterrada nas ruínas de um velho pântano. O Fecho é a chave para mandar o exército valg de volta à sua dimensão.

O Rei Sombrio, senhor do medo, enviou seus Cães de Caça, os ilken, no encalço de seus inimigos. Mais que nunca, Aelin precisa de Rowan, de Dorian e de todos os aliados para conseguir descobrir a relíquia sagrada capaz de banir de seu mundo a ameaça valg e os horrores libertados em Morath. A tarefa não é fácil. Mas a herdeira de Mala tem alguns truques na manga… Algo ainda mais poderoso que as chaves de Wyrd. Algo maior que o Fecho: a própria astúcia e a fé inabalável em um mundo melhor. Algo que encanta até mesmo Manon Bico Negro e sua Ceifadora do Vento.

Com a ajuda de sua corte, da esperança de um recomeço, Aelin precisará escolher o que – e a quem – está disposta a sacrificar para assegurar o futuro de toda Erilea. Com a bruxa ao seu lado, ela talvez tenha uma chance. Chegou a hora de levantar os exércitos de Erilea. De cobrar velhas dívidas.

É hora de marchar contra o mais supremo dos males. E confiar na pureza de seu coração para trazer a luz. Mas será o suficiente?

6 – Torre do alvorecer: Um romance de Trono de vidro 

Sinopse:

Chaol Westfall sempre se definiu por sua lealdade inquebrável, sua força e sua posição como capitão da Guarda. Mas tudo isso mudou desde que o Castelo de Vidro se quebrou; seus homens foram abatidos, e o rei de Adarlan o poupou de um golpe de morte, mas deixou seu corpo quebrado.

Ele foi despedaçado emocionalmente, enlouquecendo pela culpa que sentia por decepcionar a si mesmo e a seus homens. Agora, enfraquecido se senta em uma cadeira, um recipiente para seu espírito profundamente combalido. Sua única chance de recuperação reside nos lendários curandeiros da Torre Cesme em Antica – a fortaleza do poderoso império do continente do sul. E é para lá que ruma Chaol, acompanhado de Nesryn, a única mulher na Guarda Real e sua nova capitã, depois de ter sido nomeado Mão do Rei.

Então, eles viajam para Antica, na esperança de que os lendários curandeiros da Torre Cesme curem seu corpo. Eles também esperam fazer aliados do império sul na iminente guerra.Com a guerra se aproximando de Dorian e com Aelin lutando por seu trono de direito, Chaol pode ser uma peça-chave para a sobrevivência dos dois jovens monarcas, convencendo outros governantes a se aliarem a eles.

O que Chaol e Nesryn descobrem em Antica, no entanto, vai mudar os dois – e será mais vital para salvar Erilea do que eles poderiam ter imaginado. As histórias de novos personagens acrescentam riqueza e profundidade ao universo de Trono de Vidro. A autora faz bom uso do tempo para explorar o passado e o presente.

Embora contenha guerra e monstros, ameaças e perigos, Torre do Alvorecer é uma história de cura. É sobre as maneiras pelas quais medimos nosso próprio valor. E também é uma afirmação de que todos – não importa quão perdidos ou quebrados – podem se erguer novamente.

7 – Trono de Vidro: Reino de Cinzas

Sinopse:

Reino de Cinzas é a conclusão épica e inesquecível da série Trono de Vidro.

Aelin arriscou tudo para salvar seu povo, mas isso pode não ter sido suficiente. Capturada pela rainha sombria trancada em um caixão de ferro, Aelin luta para permanecer forte e resistir às torturas de Maeve, pois sabe que a sobrevivência de seu povo depende disso.

Embora tenha resistido por vários meses, sua determinação começa a diminuir a cada dia que passa. Em Terrasen, Aedion, Lysandra e seus aliados se esforçam para conter a ameaça iminente, porém a força dessa aliança pode não ser o suficiente para barrar as hordas de Erawan e proteger Terrasen da destruição total.

Espalhados pelo continente, Chaol, Manon e Dorian precisam correr contra o tempo para encontrar seus destinos. Toda esperança de salvação – e de um mundo melhor – encontra-se por um fio.

E do outro lado do oceano, com seus companheiros inabaláveis, Rowan luta para encontrar sua parceira e rainha capturada – antes que a perca para sempre. A batalha final se aproxima, todos devem se reunir em Terrasen, para uma última tentativa de vencer a guerra contra Maeve, Erwan e Valg.

E então, já leram ou pretendem ler Trono de Vidro? Gostam de série de fantasia?

25 thoughts on “Ordem de leitura da série Trono de Vidro

  1. Endi Nascimento says:

    Ler até impérios da tempestades .amei cada história. Espero tem a oportunidade de ler os outros dois títulos e terminar a série

  2. Maria Eduarda says:

    Acabei de começar a saga e estou com altas expectativas, tem tudo pra eu amar é um gênero que eu AMO! <3

  3. Diego Costa says:

    N entendi muito bem… Vi em vários lugares outros livros da saga e agr to confuso… Qual é a verdadeira ordem dos livros? Nesse aqui tem 7, livros, mas tem lugar que fala que são 9 livros. Poderia tirar essa dúvida por favor?

    • Deborah Strougo says:

      Olá!
      Na verdade, tem 8 livros nesse post. Mas como o Lâmina da Assassina é um livro de contos, ele está numerado como “0,5”. Mas vamos lá, vou explicar porque em algumas matérias você irá encontrar 9 em vez de 8 livros:

      Quando Império de Tempestades foi lançado no Brasil, por algum motivo a editora separou em dois volumes, chamados de “Tomo 1” e “Tomo 2”. Porém, depois, ele fizeram um único volume, como deveria ter sido desde o principio.

      Se for procurar na Amazon, ainda existe o livro separado em dois volumes e o volume único lançado recentemente. Na minha matéria, eu incluí somente o volume único, que é o mais atual e melhor do que um livro separado em dois 😉

      Espero que tenha tirado suas dúvidas e que goste dessa série tanto quanto eu!

  4. Bruna Pasqualon Signorini says:

    Achei incrivel esse trabalho que voce fez! Facilitou muito minha vida de leitora saber a ordem dos livros, visto que nos sites onde procuro pra baixar nem sempre encontro hahaha Ja li o primeiro de Trono de vidro e agora estou a procura dos outros para finalizar!

    • Deborah Strougo says:

      Fico feliz que tenha ajudado! Essa série é maravilhosa demaaaais!

      Todos os livros, tanto físicos quanto em e-books estão na Amazon. Não baixe livros em PDF e em site piratas, pois além de ser crime, prejudica muito autores e editoras 😛

    • Deborah Strougo says:

      Eii, tudo bem? 🙂
      Pelo que vi, a faixa etária indicada é 14+. Espero muito que leia e que goste, essa série é incrível!

    • Deborah Strougo says:

      A Lâmina da Assassina é um livro de contos que antecede o livro 1 (chamado Trono de Vidro), então é melhor começar por esses contos pra fazer a ligação com o resto da série 🙂
      Espero ter ajudado!

  5. Kally says:

    Estou com muita vontade de ler essa saga. Pelo que me disseram é uma história incrível, mas antes de começar a ler eu gostaria de saber se não tem nenhuma parte para maiores de 18 ou coisa desse tipo, porque eu não gosto muito.
    Se alguém puder me informar sobre isso vou ficar muito grata.

    • Deborah Strougo says:

      Sou suspeita pra falar, pois amo demais essa série e recomendo pra todo mundo! hahahaha
      Rola umas cenas um pouco mais sensuais, mas que eu me lembre não é nada muito explícito, então acho que não vai te incomodar em nada 😉

  6. Fernanda Sousa says:

    Eu estou iniciando o 5 livro, mas fico só me perguntando: COMO NÃO TEMOS UMA SÉRIE BASEADA NOS LIVROS!!! Tão difícil ter uma protagonista “fodona”!! Seria muito legal ver todos em uma série…
    P.S: Obrigada pela dica!! Estou seguindo sua lista para saber a ordem correta! 😉

    • Deborah Strougo says:

      hahahaahha meu sonhooo ter adaptação dessa série perfeita!

      muito feliz que tá gostando e acompanhando a ordem por aqui ❤️

  7. Bianca says:

    Queria ler muito essa saga mas tenho uma dúvida: 1°tem que ler os dois contos que acompanham a saga?(e quis são eles). 2°quantos livros ao total tem?.
    3°qual a faixa etária/idade do livro?(acho que se escreve assim).

    • Deborah Strougo says:

      Eu amo essa saga e recomendo que leia os contos do livro A lâmina da assassina antes. Com A lâmina da assassina e considerando o volume único de Império de tempestade, são 8 livros no total. E acredito que seja tranquilo para 14/15+ 🙂

  8. Nanda says:

    Acabei de iniciar a saga e estou completamente impressionada pela maneira na qual livro prende minha completa atenção, cheia de expectativas para o que vem aí! <3

  9. Julia says:

    Olá boa tarde, eu estou com dúvida do livro cinco, faz alguma diferença a gente ler a parte 1 e 2 ou ler o livro único?

  10. Sandra Regina Zapparoli says:

    Ola, Sou Sandra e comecei a ler esta saga, estou gostando muito. Ja li todos os livros da saga Corte de Espinhos e Rosas, ameeeeiiii e, espero continuação…. Azriel, Elain etc.

Comentários não permitidos.