Você sabe o que significa as siglas TBR e LC ou os termos book haul, sprint, plot twist e quotes?

Se você acompanha o mercado literário, autores e leitores nas redes sociais, com certeza já se deparou com essas palavrinhas. E, caso não saiba o que cada uma significa, agora vai descobrir!

TBR

A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais ou até mesmo anuais, como uma forma de organizar a lista de leitura e sua ordem.

Muitas pessoas também montam sua TBR Book Jar, que é literalmente uma jarra com os nomes dos livros ainda não lidos. Dessa forma, eles pegam um papel com o nome da obra sorteada e fazem a leitura.

LC

LC, por sua vez, é a abreviação de Leitura Coletiva. Isso é muito usado em clubes do livro, por exemplo, quanto os membros combinam de fazer uma leitura em conjunta para depois discutir sobre a obra.

Book Haul

Vocês já devem ter se deparado com esse termo pelo Instagram ou Youtube, certo? O Book Haul nada mais é do que os livros adquiridos, o que pode significar que foram comprados ou recebidos. É muito comum vermos Instagrammers e Youtubers fazendo vídeos de Book Haul para mostrar os livros que receberam de editoras ou autores.

Sprint

Originalmente, a palavra Sprint é um conceito usado em Scrum (uma metodologia ágil de gerenciamento de projetos) para determinar ciclos de tarefas. Porém, o mundo literário também incorporou o termo e o usam com o intuito de dedicar um tempo específico para a leitura. Por exemplo: programar a leitura do dia das 19h às 20h.

Plot Twist

O Plot Twist é a reviravolta em um enredo (seja de livro, filme, série e afins). Outro termo usado para este caso é o Ponto de Virada. São os momentos que mudam radicalmente a história e surpreendem o leitor/espectador.

Quotes

Quotes nada mais são do que citações de um livro, como frases ou trechos completos.

Prontinho, agora vocês já sabem o significado de cada termo 😄

Já conheciam algum ou alguns?

4 thoughts on “O que é TBR, LC, book haul, sprint, plot twist e quotes?

Comentários não permitidos.