Muitas pessoas me perguntam como eu escolho os livros que vou ler e como organizo minhas leituras. A verdade é que cada pessoa tem seu método de organização, mas algumas dicas podem te ajudar a manter um bom ritmo de leitura e, especialmente, a analisar no final do mês tudo o que você aprendeu e sentiu com cada livro. Vamos ver juntos?

1) Estabeleça metas

Para mim, as metas funcionam muito bem, mas isso é porque eu não me prendo totalmente a elas e também não estabeleço nada que não seja possível. Por exemplo, costumo colocar uma meta de quatro livros por mês, porque está de acordo com o meu ritmo de leitura.

Avalie quanto tempo você tem e pode se dedicar a leitura durante uma semana e escolha a quantidade de livros que lerá a partir daí. Podem ser dois ou seis ou até oito livros, só precisa estar de acordo com o seu tempo e o seu ritmo.

2) Escolha livros de acordo com seu momento

Para decidir quais livros ler, veja como está o seu estado de espírito e o que você está buscando em cada semana. Pode ser um romance mais leve ou um thriller, o que importa é que seja um livro que você queira ler naquele momento.

Apesar de eu listar os livros que pretendo ler durante o mês, não me prendo a eles. Precisamos ser flexíveis para trocar as obras sempre ou acabaremos fazendo leituras que não correspondem com nosso estado de espírito e não aproveitar o livro como poderíamos em outra situação.

3) Leitura vem do hábito

Com certeza já ouviram muito isso, mas é a pura verdade. Organize as horas do seu dia para fazer tudo o que precisa fazer e separe o tempo disponível para a leitura. Entenda quais são os melhores horários para que você possa se concentrar no livro e se organize para passar aquele tempo com ele. Coloque o celular de lado para não se distrair e se permita conectar com a história em suas mãos de verdade.

4) Anote tudo o que precisar

Trechos de livros, sentimentos, suas reações, páginas lidas, tudo! Use lápis, caneta, post-it, o que quiser. O importante é que você se sinta confortável e possa, ao final do dia ou da leitura, rever tudo o que sentiu e aprendeu com aquela obra e refletir sobre ela.

5) Utilize aplicativos para te ajudar

Aplicativos são ótimos para organizar suas leituras e registrá-las, além de permitir que use uma calculadora literária para ver o saldo de leitura, dar nota e deixar seus comentários para outros leitores verem. Alguns exemplos são: Skoob, Goodreads e Cabeceira.

Gostaram das dicas? O que mais vocês fazem para organizar suas leituras? 😊

2 thoughts on “5 dicas para organizar suas leituras

Deixe uma resposta