Descobri recentemente que muitas pessoas ainda não conhecem o Estúdio de Criação do Facebook e acabam ou pagando plataformas terceiras para publicar seus conteúdos no Facebook e Instagram ou fazem manualmente.

Por isso, decidi fazer essa matéria mostrando o passo a passo de como usar o Estúdio de Criação do Facebook que, além de TOTALMENTE GRATUITO, é oficial do Facebook.

Então, vamos lá!

1) Entre no Estúdio de Criação do Facebook e clique em “Experimente agora”. Em seguida, faça login com sua própria conta do Facebook.


2) Após fazer o login, você cairá na Página Inicial, onde terá acesso a todas as suas contas de páginas e perfis no Facebook e no Instagram. Na parte de cima, você pode escolher com qual rede social deseja trabalhar, clicando no ícone do Facebook ou no do Instagram.

3) Para começar a criar suas postagens e programá-las, basta clicar no botão “Criar publicação” no canto superior esquerdo e selecionar o tipo de postagem que deseja fazer. Abaixo, veremos as opções disponíveis para Facebook e Instagram.

Como podemos ver, nenhuma das opções permite publicação no formato Stories ainda. Por isso, se você precisa de uma plataforma que seja capaz de programar Stories, o ideal é que contrate uma paga, como é o exemplo da mLabs.

4) No exemplo abaixo, eu cliquei em “Feed no instagram”, pois quero programar uma postagem nessa rede social. Para adicionar uma imagem, basta clicar em “Adicionar conteúdo” e ele te dará a opção de carregar um arquivo novo ou usar um do seu Facebook.

5) Após adicionar a foto e preencher a área de texto do “Sua publicação”, você também pode adicionar uma localização, marcar pessoas, cortar a imagem e autorizar que a mesma postagem seja publicada em sua página do Facebook.

Obs: para o caso de publicar no Facebook também, só é válido para o caso de publicar naquele instante. Não funciona para a programação).

6) Com tudo pronto, agora só falta publicar ou programar sua postagem, de acordo com o seu objetivo.Se quiser publicar naquele momento, basta clicar no botão azul “Publicar” no canto inferior esquerdo.

Porém, se quiser programar o post, basta clicar na setinha azul no canto inferior direito, ao lado do botão “Publicar”, e selecionar a opção “Programação”. Em seguida, coloque o dia e a hora que deseja que a publicação seja postada e clique de novo em “Programação”.

7) Por fim, caso tenha escolhido programar, você pode ver todas as suas postagens programadas na Página Inicial. Basta clicar em “Status da publicação: programada”.

E, pronto! Agora, você já sabe programar uma postagem através do Estúdio de Criação do Facebook.

DICA:

Para pular linha no texto, você deve usar um carácter invisível. Assim, na hora que a plataforma postar na rede social, vai ficar tudo separadinho bonitinho. Caso contrário, fica tudo junto e misturado, e não queremos isso, certo?!

Para pegar o carácter invisível, basta copiar o espaço em branco entre as setas aqui: >>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<<

Além disso, a plataforma tem uma área própria de dados e análises referente à sua atividade na rede social e seu público. Basta clicar em “Informações” no menu lateral da esquerda.

Não deixe de explorar a plataforma por si só, descobrindo diversas outras opções e informações que podem ser relevantes para você 😄

Espero que tenha ajudado de alguma forma! Depois me contem como foi a experiência de vocês com o Estúdio de Criação do Facebook.

4 thoughts on “Como usar o Estúdio de Criação do Facebook

  1. Carla Guedes
    Carla Guedes says:

    Amiga, ia morrer sem saber que dava para programar conteúdo do Instagram pelo Facebook tb. E olha que há muito eu tentava encontrar uma boa ferramenta para agendar meus posts, viu? Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta